Características dos lamens dos tipos Shoyu, Misso e Shio

Shoyu Lamen

É o lamen mais popular. Seu caldo, com sabor tradicional de shoyu, tem temperos bastante variáveis de região para região, podendo ser cozido combinado a uma composição delicada e leve à base de ossos de frango e vegetais, ou encorpado, à base de ossos suínos, suco de frutos do mar ou shoyu com saquê mirin.


Misso Lamen

Surgiu em Sapporo, na ilha de Hokkaido, em meados da década de 1950. Dos três tipos de lamen, é o mais recente. Originalmente, o Misso era um dos ingredientes usados como acompanhamento, mas a partir de determinado momento começou a ser dissolvido no caldo. O atrativo é o caldo encorpado com acentuado sabor de Misso.


Shio Lamen

Por ser temperado apenas com sal, sente-se diretamente o sabor proveniente do caldo. Ao contrário do shoyu e do Misso, o sal não serve para acentuar o gosto final do caldo. Por isso, pode-se dizer que se trata do melhor condimento dos excelentes caldos. Por possuir teor de sal reduzido comparado a shoyu e Misso Lamen, é adequado às pessoas com problemas de pressão e outras que se preocupam com o teor de sal na comida.